Biologia e Geologia


Regulação nervosa e hormonal nos animais

Homeostasia

Sistema nervoso central e periférico

 

 

O impulso nervoso ou influxo nervoso é a passagem da informação nervosa através do neurónio. Esta informação tem características eletroquímicas.

O exterior da membrana do neurónio possui carga positiva, enquanto que no interior da membrana a carga é positiva.

(Imagem in: https://djalmasantos.wordpress.com/2011/08/06/testes-de-bioeletrogenese-13/)

Esta diferença de cargas elétricas deve-se à bomba de sódio (Na+) e potássio (K+). Esta "bomba membranar" é responsável por transportar proporcionalmente três iões Na+ o espaço extracelular e apenas dois iões  K+ o espaço intracelular, causando por isso um potencial de membrana, encontrando-se a membrana polarizada.  A bomba de sódio e potássio é um tipo de transporte ativo, pois o movimento dos iões Na+ e K+, vai contra o gradiente de concentração, visto que há maior concentração de Na+ no meio extracelular e de K+ no meio intracelular.

 

Animação bomba sodio potássio: https://highered.mcgraw-hill.com/sites/0072495855/student_view0/chapter14/animation__the_nerve_impulse.html

Potencial de ação

Quando um recetor ou uma terminação nervosa é estimulada, ocorre uma inversão temporária de cargas na membrana plasmática do neurónio, é o potencial de ação e a membrana é fica despolarizada.

 

Sinapse

A sinapse é uma região de comunicação entre dois neurónios ou entre neurónios e um órgão efetor, tal como uma célula muscular ou célula epitelial glandular, etc.

O espaço extracelular onde ocorre a sinpase denomina-se fenda sinática.

A maioria das sinapses ocorrem entre as terminações axiais de um neurónio e as dendrites do corpo celular do neurónio seguinte.

O neurónio que conduz o impulso nervoso em direção à sinapse denomina-se neurónio pré-sináptico. Os neurónios pré-sinápticos são transmissores de informação. O neurónio a que é transmitido o impulso, através da sinapse, é denominado neurónio pós-sináptico. Os neurónios pós-sinápticos são recetores de informação.
 

Quando um potencial de ação ocorre, as vesículas fundem-se com a membrana plasmática, libertando por exocitose os neurotransmissores na fenda sináptica.

Estes neurotransmissores apresentam recetores  membranares nos neurónios pós-sinápticos. Os receptores geram modificações no interior da célula recetora, ficando esta estimulada, criando-se assim um novo potencial de ação.

Os neurotransmissores serão novamente captados da fenda sináptica pelo neurónio pré-sináptico.

 

Animação da sinapse: https://highered.mcgraw-hill.com/sites/0072495855/student_view0/chapter14/animation__transmission_across_a_synapse.html

 

Osmorregulação nos seres humanos

Nos seres humanos os rins são os principais órgãos excretores.

Os rins filtram o sangue, selecionando o que será eliminado através da urina e devolvendo ao sangue o que poderá ser reutilizado.

Nos rins existem cerca de 1 milhão de estruturas denominadas nefrónios, que são a unidade de funcionamento renal.

De um modo geral um nefrónio é = tubo urinífero + vasos sanguíneos, tal como se observa na figura.